sexta-feira, 12 de abril de 2013

Diário das Borbulhas - Mês 0

Olá genteeee!

Hoje e pela primeira vez venho falar-vos da ISOTRETINOÍNA (mais conhecido por Roacutan). É verdade, fui ao Dermatologista e ele receitou-me este medicamento durante os próximos 4 meses... O médico diz que vou chegar ao verão sem borbulhas nenhumas... Vamos ver!!! 

Também referiu que os primeiros dois meses são desmotivadores pois não se notam grandes melhoras, mas a partir dai é sempre a "SECAR"...

Iniciei o meu tratamento no dia 18 de Março de 2013...

Vou escrever ou fazer video mensalmente sobre a evolução (ou não) deste tratamento.

Atenção: este medicamento deve ser tomado apenas com prescrição médica...

Pesquisei sobre o medicamento e vejam o que eu encontrei:

Isotretinoína é um fármaco utilizado pela medicina no tratamento do acne. Trata-se quimicamente do ácido 13-cis-retinóico, isômero sintético da tretinoína, um teratogênico, onde o uso na gravidez é expressamente proibido. 
Em Novembro de 2009, a farmacêutica Hoffmann–La Roche retirou o medicamento de marca Accutane do mercado norte-americano, pelo risco de ocorrência de grave doença intestinal (Doença de Crohn). Todavia, o medicamento continua sendo distribuído na sua forma genérica. No Brasil o medicamento é comercializado normalmente com o nome Roacutan.
A isotretinoína é disponível para uso oral e tópico. No que se refere ao tratamento da acne, o seu efeito consiste na redução do tamanho da glândula sebácea e redução da secreção oleosa e o tratamento dura aproximadamente de 6 a 8 meses sob critério médico.
Quando a acne alcança os graus II e III uma das opções de tratamento é a isotretinoína, substância derivada da vitamina A. A isotretinoína consegue também eliminar as condições que propiciam o desenvolvimento de bactérias e a inflamação. Age ainda evitando a obstrução da abertura do folículo piloso e reduz a inflamação.

Usualmente, percebe-se melhora da acne desde o início do tratamento com a isotretinoína, mas é possível ocorrer uma regressão entre a segunda e a sexta semana. Depois, ocorre a evolução gradual para o desaparecimento das lesões.

Possíveis efeitos colaterais são, na maioria dos casos, reversíveis ou desaparecem no final do tratamento:
  • Ressecamento labial (ocorre em 100% dos casos);
  • Ressecamento das mucosas bucal, nasal, genital e ocular;
  • Queda e ressecamento de cabelo;
  • Sangramento nasal (devido ao ressecamento da mucosa);
  • Ressecamento intenso da pele;

E assim me despeço, dizendo-vos que para o próximo mês há mais para contar...

Beijinhos



Sem comentários:

Enviar um comentário