quarta-feira, 1 de maio de 2013

Dor Lombar/Cervical e Contraturas Musculares





Quem não sofre de contraturas musculares que se acuse! Mas aviso já que VOU MORRER DE INVEJA!!! São umas dores horrorosas na zona da cervical que me deixam completamente desorientada, não só pela dor em si, mas também porque origina uma moínha na cabeça bastante desagradável... e por consequência, assim que a dor de cabeça aparece, começo logo a vomitar (é a parte que não me incomoda tanto, e tem uma parte boa: emagreço!!!). Chamem-me o que quiserem, mas vomitar não me custa (felizmente), sinto-me logo muito mais aliviada. 
O pior são mesmo as dores! Não tenho posição para estar em pé, nem sentada... só me apetece estar deitada, encolhida... :((

Em Setembro passado decidi e porque já não aguentava mais as dores e as malditas contraturas (e o quanto questionei as massagistas onde fui, do porquê destas coisas, ao que me respondiam: má posição do corpo), decidi ir a um ortopedista. Perguntou-me logo se aquela posição (de estar com os ombros mais para a frente), era a minha posição normal. E eu lá tive que admitir que sim! Conclusão: mudar de posição para não sacrificar a lombar e a cervical, 15 sessões de fisioterapia e aconselhou-me a praticar Pilates.

Desde essa altura que faço Pilates duas vezes por semana. Melhorei significativamente a minha postura e o aparecimento de contraturas musculares não é tão intenso... Mas quando me enervo mais ou estou mais débil... lá aparecem elas para me tirar do sério com as dores!!!

Para quem não sabe as contraturas são provocadas pelo aumento persistente do tónus muscular a níveis superiores ao normal, fazendo com que o músculo ou músculos afetados fiquem sob tensão, com dor à pressão e ao toque e dificultem ou impeçam o movimento do segmento corporal onde se encontram ou cujo movimento depende deles.



Existem inúmeras causas que provocam o aparecimento de contraturas, podendo em muitos casos actuar em conjunto. Uma das mais frequentes é a adoção de posições corporais inadequadas, como por exemplo manter a cabeça inclinada para um dos lados ou as costas curvadas para um dos lados: nestes casos, os músculos de um dos lados do pescoço ou das costas costumam contrair-se mais do que o normal de forma quase permanente, ficando rígidos.


O excesso de esforço e os traumatismos musculares também constituem uma causa muito comum de contraturas, como por exemplo, o típico caso dos músculos da região lombar que se encontram próximos da coluna vertebral, já que a realização de um esforço brusco e intenso faz com que estes músculos fiquem rígidos e comprimam as estruturas nervosas vizinhas, como os nervos sensitivos, provocando dores que podem evoluir para uma lombalgia.

As contraturas musculares tanto podem manifestar-se de forma súbita, nomeadamente após um traumatismo ou um movimento brusco, como evidenciar-se gradualmente, quando são adotadas, por exemplo, posições corporais anómalas ou inadequadas. Embora as contraturas ocorram, na maioria dos casos, nos músculos mais volumosos do pescoço, do tronco e dos membros, também podem surgir em praticamente todos os músculos, até mesmo nos pequenos músculos das pálpebras ou dos dedos dos pés.

Os sintomas mais importantes são a rigidez do músculo afetado e a dificuldade ou impossibilidade de mover o segmento corporal, encarregue de imprimir movimento ao dito músculo, o que consequentemente provoca a sua imobilização numa determinada posição. Um outro sintoma muito comum é a dor local, que normalmente se manifesta ao palpar o músculo ou ao tentar mover o segmento corporal que ficou imobilizado, embora também se possa evidenciar, com alguma frequência, de maneira espontânea. No entanto, caso as contraturas sejam muito significativas, podem alterar a simetria do corpo. Ainda que as contraturas tenham tendência para diminuir de intensidade de forma espontânea ou através do tratamento adequado sem originar grandes complicações, caso sejam demasiado persistentes, podem acabar por produzir deformações nos ossos e nas articulações mais próximas.
Fonte: http://www.medipedia.pt




Encontrei esta publicação na Revista Maria n.º 1794 (semana de 24 a 30/3/2013), e achei bastante interessante, além de estar relacionada com o post de hoje.

Aliar um tipo de exercício físico que gostamos de fazer, a um benefício de saúde, é ótimo, não acham?












Também sofrem deste mal? O que costumam fazer para aliviar as vossas crises de dor?

Beijocas.

4 comentários:

  1. Eu sei o que é teres dores constantes nas costas/ ombros.. :'(
    Tenho 2 hérnias de disco e as dores quando dão-me as "crises" são muito dolorosas e pioram com os movimentos. Nestas alturas, não me consigo mexer, um pequeno movimento é horrível.
    Não posso passar muito tempo a ferro, evitar aspirar, levantar em pesos.. e na última vez que tive uma crise, mudei de colchão e de almofada. Tento fazer com alguma regularidade caminhadas.

    Tenho as hérnias localizadas no pescoço na região da cervical e todos os dias tenho dores na zona dos ombros7pescoço. Mas o pior é mesmo as "crises", por isso tento não abusar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São dores horrorosas que não desejo a ninguém. Felizmente hérnias não tenho, mas volta e meia ando cheia de dores e lá tenho de fazer umas quantas sessões de fisioterapia. O ortopedista aconselhou-me a fazer Pilates (e ao longo destes 7 meses tenho-me sentido melhor), mas não é cura! Alivia sim, e as caminhadas também fazem bem. O meu pai, quando estou com mais dores que até me afeta a cabeça, costuma perguntar se não é vício... Já lhe disse que ninguém tem vício de dores, muito menos destas!!! Mas ainda bem que ele não percebe o que se sente, é bom sinal! Aconselhas-me alguma coisa? Ou poderei ajudar-te com alguns conselhos? Beijocas e as melhoras. Liliana

      Eliminar
    2. Quando fui às consultas, o ortopedista aconselhou-me a fazer Pilates, natação ou hidroginástica.
      Não abusar nos esforços e actividades com movimentos repetitivos durante muito tempo, para tentar ter uma vida "normal" e evitar a operação, tendo em conta o sitio onde estão situadas as hérnias (medoo!!).
      Quando me enervo mais, as dores também pioram, fico
      ombros muito tensos e umas dores.. muitas vezes lá tenho de ir tomar um Brufen para ajudar e evitar que piore ainda mais.

      Confesso que Pilates, natação ou hidroginástica nunca tentei, por uma razão ou por outra, mas muitas pessoas dizem que faz muito bem. O que fiz durante algum tempo foi andar num homeopata e também ajudou. Sentia-me melhor das dores.

      Beijinhos e as melhoras
      Sónia

      Eliminar
    3. Eu já experimentei tanta coisa também, até acupunctura! Se morares perto de alguma clínica ou ginásio (mas aconselho mais a clínica porque o tipo de Pilates é direcionado para pessoas com problemas como o nosso), passa por lá e fala com a fisioterapeuta. Os Pilates de ginásio são mais exigentes. Eu ando desde Outubro nos Pilates e as crises são efetivamente menores (mas não posso dizer que deixei de ter). Na zona de Silveira/Torres Vedras posso aconselhar a Fisiomais, onde ando. As melhoras também! :)) Liliana

      Eliminar