segunda-feira, 9 de julho de 2012

10 Remédios naturais para PERNAS CANSADAS

Bom dia!!!




Não sei se costumam sofrer do mesmo, mas estes dias quentes fazem uma enorme e pouco agradável sensação de cansaço nos membros inferiores.


Tenho dias em que assim que acordo e já sinto um grande cansaço nas pernas.


Andei a pesquisar sobre o assunto, nomeadamente as causas e o que poderia fazer para contrariar isso, e encontrei este site:

http://activa.sapo.pt/belezaesaude/saude/2010/03/29/10-remcdios-para-as-pernas-cansadas


Este site fala essencialmente de 10 remédios que poderão ajudar a ativar a circulação, reduzir o inchaço e a retenção de líquidos, bem como ainda a proteger as nossas pernas da fadiga do dia-a-dia.


Água fria: Revitaliza e tonifica as pernas cansadas. Terminar o duche com jactos rápidos de água fria ao longo das pernas. Há que aproveitar o Verão para fazer caminhadas à beira-mar ou beira-rio, com água pelas canelas ou joelhos, desde que não esteja demasiado fria.


Amêndoas: São ricas em vitamina, e muito úteis para atenuar a fadiga, reduzir os espasmos musculares e cãibras nas pernas. São ainda uma boa fonte de magnésio, mineral que ajuda a combater a celulite e a retenção de água.

Brócolos: Estão carregados de Vitamina C - que diminui a incidência de tromboses venosas e protege o sistema circulatório - e antioxidantes como os flavonóides - nutrientes com ação anti-inflamatória, anti-alérgica e anti-cancerígena - e carotenóides, que protegem os vasos sanguíneos. Para preservar ao máximo as suas propriedades e sabor, basta cozinhá-los a vapor.

Chrysanthellum Indicum: Pouco conhecida entre nós, esta planta é rica em flavonóides, que facilitam a circulação sanguínea e combatem os edemas. Age sobre a microcirculação periférica, reduzindo a permeabilidade e aumentando a resistência dos vasos sanguíneos.

Dourada: A terapeuta nutricional francesa Rose Razafimbelo, co-autora do livro 'Guide Familial des Aliments Soigneurs' aconselha a comer este peixe cru, de modo a preservar os ácidos gordos Ómega 3 em que é rica. Estes reduzem o risco de flebites e embolias.

Frutos Vermelhos: Framboesas, mirtilos, morangos, groselha, são ricos em vitamina C e flavonóides, ambos antioxidantes. Os primeiros ajudam a diminuir o risco de flebites e são necessários para a boa saúde do tecido conjuntivo que nos reveste as veias. Os flavonóides tonificam e protegem as paredes das veias. Recomenda-se que coma três doses de frutos vermelhos por dia, variando-os para receber os diferentes tipos de flavonóides.

Marcha: Activa a circulação nos membros inferiores, que é mais difícil por que se faz contrariando a gravidade, e ajuda ao retorno venoso, ou seja o percurso que o sangue percorre entre os pés e o coração. Manter-se de pé ou sentada durante muito tempo, provoca a estagnação do sangue nas veias. Quando caminhamos, os músculos do pé e perna funcionam como uma bomba, que projecta o sangue em sentido ascendente, a cada passada que damos. É um desporto útil a combater a sensação de fadiga, as varizes e tromboflebites.

Óleos essenciais de limão, cipreste e gerânio: O óleo essencial de limão contém limoneno, eficaz a manter a elasticidade das veias, e vitamina P, que tonifica os vasos sanguíneos. O óleo de cipreste contribui para a drenagem linfática e bom funcionamento do sistema circulatório. Já o óleo essencial de gerânio (pelargonium graveolens) tem acção anti-inflamatória e combate a fadiga. Segundo Patrice de Bonneval, co-autor de 'Manuel Pratique de Aromatherapie ao quotidien', deve usar-se diluindo 5ml de cada um destes óleos em 85ml de óleo de jojoba ou de noz de macadâmia. Massajar as pernas com este preparado duas a três vezes por semana. Não o fazer antes de se expor ao sol, já que o óleo essencial de limão é fotosensível.

Pé de porco: O pé e focinho de porco são ricos em cartilagens, boas fontes de silício e, na verdade, pouco gordos. As cartilagens deste animal contêm silício, mineral essencial para reforçar a parede dos vasos sanguíneos. Este mineral pode também ser encontrado em cereais integrais, frutos e legumes secos, certas águas minerais.

Videira vermelha, hamamélia e ginkgo: O ginkgo, com propriedades vasodilatadoras, é conhecido por promover a boa circulação sanguínea, aumentando a irrigação, diminuindo a resistência nos vasos capilares e reduzir a acumulação de líquido nos tecidos. A hamamélia aumenta a resistência das veias e reduz a permeabilidade dos vasos capilares. A videira vermelha, rica em polifenóis, tem uma acção de protecção e fortificação vascular. Os especialistas em fitoterapia aconselham um mês de toma alternada de cada uma destas plantas, em infusão ou tintura (entre 50 e 100 gotas por dia, segundo o peso).

Esclarecidas?

Eu vou tentar algumas destes conselhos, e sinceramente espero obter resultados.

Beijinhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário