quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Ainda sobre contracturas

Andei algum tempo a pensar se deveria ou não escrever sobre este assunto. Tomei coragem: aqui está ele! Em conversa com amigos e conhecidos, tenho vindo a reparar que estes ou alguém que lhes é próximo ou conhecido, também sofre dos mesmos sintomas que sofria: dores na cervical que afectam directamente a cabeça, provocando dor e vómitos.

Afinal as contracturas têm um fundamento! Depois dos meus pais muito me chatearem, pois ultimamente as crises com dores quase insuportáveis, eram cada vez mais constantes, decidi marcar consulta no ortopedista (marquei exactamente para o mesmo médico que fui à 1 ano atrás e que me recomendou umas quantas sessões de fisioterapia e prática de pilates).


Na consulta não me adiantou grande coisa. Falámos das minhas dores que nos últimos tempos teimavam em aparecer com maior regularidade, dos "estalos" que dava com o pescoço... e se seria normal!? E que as sessões de fisioterapia que tinha feito na altura realmente aliviaram bastante as dores, mas foram quase momentâneas. Passados uns tempos elas voltavam. Quanto aos pilates, estava a sentir-me bem nas aulas e aconselhou-me a continuar (nem tinha ponderado deixar, só mesmo por força maior ou impossibilidade física).


Se com as sessões de fisioterapia e a prática de pilates, os sintomas se mantém, receitou-me uns exames: raio-x e ressonância magnética à cervical.


Claro, uns dias depois fiz os exames, e ainda nessa semana tive novamente consulta de ortopedia.


Isto de não saber a causa das dores, das contracturas, do alívio que tinha ao estalar o pescoço de uma forma quase insuportável para quem apenas ouve... andava a consumir-me por dentro. Mas tentei sempre dar uma de forte e não dar muita importância ao assunto.


Raio-x e RM diagnosticaram uma hérnia discal entre as vértebras C5 e C6.

Temos resultado!!! Nem imaginam o quanto fiquei aliviada!!!


     

Perguntei logo: soluções?

Vamos por passos:

- Primeiro: sessões de fisioterapia e pilates já havia experimentado, aliviou mas não resolveu o problema.
- Segundo: medicação. Pois bem, no primeiro dia que tomei os medicamentos, fiz logo reacção alérgica: vómitos, dor de cabeça e cara inchada :( (também não são solução). Contactei o médico o qual alterou a receita! (agora estou em fase de experimentação)
- Terceiro: cirurgia, substituindo aquela "gelatina" entre as vértebras C5 e C6, por uma prótese.

Cirurgia para já era coisa que não me apetecia, apesar de já ter ouvido falar de cirurgias feitas por este médico ortopedista e que correram bem. Para já vou continuar a última medicação e vou vendo em termos de crises o que me aguarda.


Infelizmente tenho vindo a notar que as pessoas, e cada vez mais jovens, sofrem desta patologia. Acho que se deve essencialmente ao nosso modo de vida sedentário, às más posturas que vamos adoptando ao longo da nossa vida.


Espero que com este "desabafo" consiga elucidar alguém com os mesmos sintomas a consultar um médico e a tentar aliviar as dores que muitas vezes nos limitam até de fazer as tarefas mais básicas.



Beijinhos,

Sem comentários:

Enviar um comentário