Fui aconselhada a praticar Pilates pelo meu médico ortopedista... andava sempre com dores na cervical e aflita com dores das chamadas contraturas musculares.
Mas o que é o Pilates? É um método de alongamento e exercício físico, que utiliza o peso do próprio corpo. Baseando-se na anatomia humana, o seu objetivo é fortalecer os músculos que rodeiam e suportam o tronco.
Assim, acaba por melhorar a postura, reduz o perímetro abdominal e promove uma maior consciência corporal.
Além da parte física, estimula ainda o bem-estar psicológico, aumentando a concentração, contrariando o stress e, como se trabalham os músculos pélvicos, beneficia a sexualidade, ajudando também a prevenir a incontinência urinária.
O método Pilates, pelas suas caraterísticas, assume-se como um completo programa de exercício que permitirá, e para além de manter a boa forma físicia, obter vantagens ao nível da saúde.
Porque é um método progressivo, tanto no que respeita à dificuldade, como ao esforço físico, o Pilares pode ser praticado por todas as pessoas.
Benefícios da prática de Pilates:
- Método contrastando que combina exercícios de respiração, trabalho muscular e controlo mental
- Adapta-se ao ritmo de vida atual
- Combina os benefícios da aeróbica, do yoga e do taichi
- Fortalece o corpo e liberta a mente
- Aumenta a concentração
- Melhora a circulação e a flexibilidade
- Modela a figura e tonifica os músculos
Deixo alguns exercícios que costumo praticas nas aulas, bem como as explicações de como fazer em casa.
1 - Deitada de costas com os joelhos fletidos e as plantas dos pés a tocarem no tapete. Apertar os glúteos e elevar as ancas na direção do teto (o máximo que se consiga). O peso do corpo deve estar, neste momento, suportado pelos ombros e plantas dos pés.
2 - Colocar as mãos debaixo das ancas, como se a segurá-las. Encolher o umbigo em direção à coluna e esticar a perna direita à frente. De seguida, levantar a pena na direção do teto de forma enérgica.
3 - Repetir estes pontapés 10 vezes cada perna.
1 - Estendendo-se de lado, apoiar a cabeça no braço e colocar o outro branco ao longo do corpo. Elevar as costelas de forma a deixar algum espaço entre estas e o chão, e erguer ligeiramente os pés do chão (sempre de forma alinhada).
2 - Inspirar nesta posição e, expirar quando elevar a perna superior, sem perder o equilíbrio.
3 - Baixar a perna, inspirar, para regressar à posição inicial.
4 - Ao expirar, estender a perna superior para a frente e a inferior ligeiramente para trás, em oposição. Executar este exercício alternando a perna e sempre em oposição, movendo agora a perna inferior para a frente e a superior para trás.
1 - Partir da posição neutra, deitada de costas, com as pernas fletidas e os braços ao longo do corpo, e relaxar sem tensão nos ombros.
2 - Elevar lentamente a perna, dobrando-a, formando um ângulo de 90º, sem sair da posição neutra.
3 - Expirando, estender a perna para a frente, tendo o cuidado de não arquear as costas. O joelho deve atingir a extensão máxima, mas sem fazer descer a perna.
4 - Inspirando, regressar com a perna à posição inicial, assegurando que o joelho não se aproxima demasiado do peito.
1 - Deitando-se sobre a barriga, esticar as pernas, colocando as palmas das mãos sob os ombros e pressionando de encontro ao chão. Apertar as pernas uma contra a outra. Expire até tocar com o umbigo na sua coluna. Esticar os braços e levante-os do chão.
2 - Manter o peito levantado, de forma a que a cabeça aponte na direção do teto. Expirar e flexionar os braços, descendo de volta ao chão. Manter as pernas e glúteos apertados e levantar as pernas para cima, baixando em seguida para a posição inicial.
3 - Manter o pescoço em linha com a coluna e esticar os braços para a frente, mantendo-os elevados sobre o chão. Levantar as pernas em linha reta.
4 - Repetir o exercício 10 vezes. No final e para alongar as costas, sentar sobre os calcanhares, com a testa no tapete.
Informações e imagens retiradas do site: http://www.exerciciospilates.net/
Estes são apenas alguns exemplos de exercícios que se podem fazer a nível de Pilates.
É um exercício que pode ser praticado em casa, sem gastar dinheiro e ao vosso ritmo. Mas sinceramente acho que em grupo tem muito mais piada, além de que nos "obriga" à prática regular.
Sem comentários:
Enviar um comentário