segunda-feira, 1 de julho de 2013

Estampados SIM ou NÃO?

Os estampados estão definitivamente na moda, mas é claro que temos de saber adaptá-los ao nosso corpo. Infelizmente e nem todas estamos plenamente livres de os usar (estar até estamos, mas habilitamo-nos a fazer má figura... mas isso já é com cada uma...). E acho que ninguém gosta de se sentir observada e muito menos que estejam a comentar sobre o que trazemos vestido e de como nos fica mal!

Toda a gente tem direito de usar o que gosta, é verdade, mas passar por ridículo também é opção?

Semana passada a Inês ligou-me (porque durante a semana, por regra, não nos vemos e só falamos por skype ou telefone, e já era fora de horas para estarmos online...), para me alertar que deveríamos falar deste assunto. Tinha passado num centro comercial da zona de Odivelas e deparou-se com algumas senhoras mais gordinhas que usavam estampados e que, esses mesmos estampados, para além de não disfarçarem as formas, ainda lhes projetavam um volume maior.

Somos magrinhas??? Tudo bem! Podemos usar e abusar... mas se formos magrinhas de mais, só temos de escolher estampados que nos façam parecer um pouco mais cheiinhas.

Somos mais gordinhas!? Qual o problema? Também podemos andar na moda e vestir o que as outras vestem! Só temos de saber escolher o estampado.

Há combinações que não devem ser feitas e modelos que, definitivamente não nos favorecem. 

A imagem adaptada à estrutura física implica reflexão, há que avaliar 3 aspetos - a estatura, a silhueta e as zonas críticas.

Estatura e silhueta: 
Um dos aspetos que pode determinar o efeito final de um estampado é a sua estatura.
Se é alta pode combinar vários padrões e riscas horizontais, optando por modelos de ombros à vista e cintados, para cortar a figura. Evitar cores escuras e riscar verticais.




Estatura mais baixa:
O ideal será usar apenas uma peça estampada, com padrões reduzidos.
As riscas devem ser verticais, já que alongam a figura.

No que toca à silhueta, a elegância dá carta branca aos estampados.

Na eventualidade de ter algumas curvas, há que optar por cores menos vistosas, discretas e estampados de padrões pequenos. As riscas verticais favorecem-na, assim como os decotes em V. 

Independentemente do padrão, evitar modelos justos e cintados


Zonas críticas:
São três as partes do corpo feminino susceptíveis de gerar controvérsia na hora de usar estampados: o peito, a barriga e as ancas.
Se tem peito volumoso - pode ser disfarçado com decotes em V, riscas verticais e estampados pequenos.

EVITAR: Modelos de estilo império ou drapeados na zona do peito. 
Destacar a parte inferior do corpo revela-se uma boa estratégia: usar saia, bermudas e calças estampadas.

Uma pessoa com pouco peito, pode e deve usar estampados à vontade, de cores vivas e variadas. Riscas horizontais, camisas ou t-shirts com bolsos, decotes à barca ou redondos, modelos drapeados no peito ou estilo império, também favorecem.

Para garantir uma "cintura de vespa", pode apostar em tops estampados em tecidos vaporosos e um pouco abaixo da anca. As riscas verticais são uma boa opção.

Para disfarçar as ancas, rabo e/ou coxas largas, evitar usar estampados nessa zona, dando preferência a cores lisas e discretas. Nunca usar riscas horizontais que acentuam a largura.


  

E como NÃO usar:



Concordam connosco? Gostam de usar estampados? Como os costumam usar?

Beijocas.

Sem comentários:

Enviar um comentário