Claro que dependendo da passada, a caminhada é um ótimo exercício. Normalmente não gosto de ir em ritmo de passeio (ou a que também chamo de "ver montras", mas sim num passo um pouco mais acelerado que o normal).
A caminhada insere-se na categoria dos exercícios aeróbicos, pois reúne o maior número de qualidade. À partida qualquer pessoa que não apresente limitações físicas pode caminhar.
Além de ser muito agradável caminhar na rua, nos parques, na praia, no campo, em pistas apropriadas, o respirar ar puro é importante, salientando também que o custo deste exercício é extremamente reduzido.
Como qualquer exercício, é importante que a caminhada seja executada num mínimo de 20 minutos, pois promove e melhora o condicionamento físico, ou seja, com o decorrer da caminhada/treino diário, maiores distâncias tenderão a ser percorridas com menos esforço e com mais velocidade.
Quando a caminhada dura menos de 20 minutos, ela continua a promover a saúde, continuará a queimar calorias e proporciona bem-estar, mas a melhoria no condicionamento físico é inferior.
São só benefícios. Vejam só:
- Diminui os níveis de colesterol, os transtornos do sono
- Controlo dos diabetes
- Previne a hipertensão
- Melhora o humor, a respiração, a circulação sanguínea (diminuindo o inchado das pernas e tornozelos)
- Previne a cacificação das artérias
- Fortalece os músculos do corpo
- Melhora a postura, relaxando os músculos da nuca e ombros
- Desintoxica o organismo
Aconselhamos a investir na compra de uns confortáveis, apropriados e bons ténis para caminhadas.
É uma prática desportiva que não exige esforço, nem horário para ser feita, o que me agrada ainda mais!
Beijos.
Sem comentários:
Enviar um comentário